A respiração tem o poder de mudar nosso estado emocional, assim como nossas emoções mudam nossa respiração’ (Juma Lima)
O vacum abdominal dentro do Treino Hipopressivo está inserido em um contexto lógico e com propósito de mobilizar a fáscia da musculatura profunda do abdômen melhorando a ativação para sustentação visceral e postural do tronco.
Essa é um ferramenta que precisa ser utilizada com critério dentro do treinamento, antes de mais nada é importante alinhar o ritmo e padrão respiratório, mobilizando seu diafragma torácico que é o protagonista no processo de reprogramação corporal.
Um padrão respiratório disfuncional gera problemas ao longo da vida, como a perda de mobilidade e estabilidade de movimento, enfatizando desvio e desalinhamentos que poderão evoluir gerando lesões que comprometem a qualidade de vida e o bem estar da pessoa.
Estudos demonstraram a relação direta entre o sistema Fascial e o Sistema Nervoso Autônomo e como eles se influenciam reciprocamente. A respiração comanda o tônus basal muscular, por isso ouvimos muito a expressão: “quem respira errado tem barriga”. No processo de exalação, realizar ciclos respiratórios profundos, lentos e potentes, ajudam a reduzir tensões excessivas da fáscia e promovem a ativação do tônus muscular.
É preciso preparar a respiração para aplicar o vacum na fase de apnéia expiratória, e o retorno desse processo é extremamente importante que seja controlado para não agravar disfunções e não apresentar resultados satisfatórios que a metodologia preconiza.

Sozinho o vácum não exerce o propósito a que foi inserido, podendo até piorar ou criar alguma disfunção.
Outra função do vácum é trabalhar o reposicionamento dos órgãos, principalmente para mulheres que estão no pós parto ou no processo de emagrecimento. Ele auxilia também na recuperação da linha alba promovendo recuperação da faixa abdominal para quem tem diástase, associando as pautas posturais e exercícios de ativação profunda do core.
Quais os benefícios e por que ele está inserido na metodologia ?
- No mecanismo de reposicionamento dos órgãos durante a aspiração, promove a ativação do Transverso Abdominal, músculo considerado nossa “cinta natural”.
- Ajuda a diminuir e regular a pressão intra abdominal.
- Melhora o tônus da musculatura profunda e estabilização lombo-pélvica, melhorando a postura.
- Redução da circunferência abdominal pelo reposicionamento dos órgãos e ativação muscular.
Lembrando que o vacum é apenas uma das ferramentas, em vários casos pode ser necessário não utilizá-lo de imediato.